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Alimentos podem melhorar o fluxo intestinal? Acompanhe

Alimentos podem melhorar o fluxo intestinal? Acompanhe

A prisão de ventre é um problema extremamente comum e que, por mais que não seja considerada uma questão grave, pode causar diversos incômodos, como inchaço, mal-estar e dores abdominais. Em função desses fatores, é importante conhecer alguns alimentos que podem melhorar o fluxo intestinal e entender como cada um deles deve ser consumido.
Acompanhe o nosso conteúdo de hoje e cesse suas dúvidas. Boa leitura!

Entenda a prisão de ventre

Antes de informar quais são os alimentos que podem melhorar o fluxo intestinal, é indispensável deixar claro o que é e como acontece a prisão de ventre.
A prisão de ventre é um problema que acontece em função de movimentos menos frequentes ou difíceis no intestino. Pode causar uma sensação de desconforto e de cólica, e acontece por uma série de fatores variados, como transtornos alimentares, sedentarismo, estresse e até o consumo de produtos lácteos, entre outros.

A prisão de ventre costuma acontecer de maneira passageira, porém, se ela continuar com o passar do tempo, é importante procurar o médico para saber se é um problema isolado ou o sintoma de outra doença.

E como a alimentação pode melhorar o fluxo intestinal?

Uma alimentação correta, regrada e rica em nutrientes e vitaminas, é essencial para garantir o bom funcionamento do corpo. Quando o fluxo intestinal não está regulado, é importante buscar um nutricionista para ter uma dieta funcional e específica, onde os alimentos além de diminuir os incômodos, podem ajudar a tornar o corpo mais saudável.

Quais alimentos podem ser inseridos na dieta?

É indispensável deixar claro que esses são alimentos considerados “genéricos” para melhorar o fluxo intestinal. De modo exato, é importante buscar um nutricionista e ter uma dieta específica para o seu metabolismo, com alimentos próprios para melhorar o seu fluxo.
Veja quais são os alimentos:

Kiwi

É uma fruta muito saborosa e muito importante para a dieta de quem deseja melhorar o fluxo intestinal. O kiwi contém cerca de 2,5 gramas de fibras e é extremamente rica em nutrientes. Um estudo feito em Taiwan provou que uma dieta com kiwi pode melhorar a frequência de evacuação em pessoas adultas com problemas intestinais.
Pode ser consumido puro, em saladas ou durante as refeições.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são extremamente ricas em nutrientes importantes para o corpo. Framboesa, mirtilo e amora contém cerca de 4 gramas de fibras em meia xícara. Elas podem ser consumidas em saladas, iogurtes naturais e também em sucos.

Brócolis

O brócolis é um alimento importante para todas as dietas, uma vez que é rico em fibras, em vitamina C e também em antioxidantes, que são considerados ótimos aliados para a pele. É uma excelente opção para o período do almoço.

Informações importantes:

Além de manter uma boa alimentação, é importante ter outros hábitos saudáveis para ter um bom fluxo intestinal, como:

  • Beber bastante água;
  • Nunca, em hipótese alguma, tomar laxantes por conta própria;
  • Evitar consumir alimentos gordurosos em excesso;
  • Praticar atividades físicas.

Cuide do seu corpo como um todo. Para deixá-lo saudável é importante comer bem, praticar exercícios e realizar exames e consultas de rotina. Para acompanhar outros conteúdos relevantes sobre nutrição, prossiga no blog. Até o próximo conteúdo.