(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Alimentos para o verão: o que é importante consumir?

Alimentos para o verão: o que é importante consumir?

Para muitos, o verão é a melhor época do ano. Mas além de uma época de férias, regada de muito calor, descanso, clube e viagens, é importante entender como deve ser a alimentação neste período e o que é fundamental levar em consideração. Prossiga com a leitura do nosso conteúdo de hoje e entenda mais sobre o tema.

Verão: entenda alguns pontos relevantes

Além de falar sobre a alimentação importante para o verão, é fundamental deixar claro que nesta época as roupas devem ser mais confortáveis e próprias para a estação, uma vez que roupas pesadas podem causar mal-estar , levando até mesmo a desmaios e tontura.

Outro ponto que é indispensável é a importância de uma boa hidratação na época. Lembre-se de consumir muita água, beber muito suco e evitar ficar muito tempo sem água, já que neste período as chances de desidratação são muito maiores.

Alimentos para consumir no verão

Os alimentos considerados mais indicados para os dias quentes do verão  são primeiramente os alimentos ricos em água, para favorecer a hidratação do corpo e também diminuir a sensação térmica, que tende a ser mais alta nesta época do ano.
Os alimentos são:

  • Peixes;
  • Alguns tipos de frutos do mar. É importante conversar com um nutricionista para verificar quais são as melhores opções;
  • Frutas ricas em água, como melancia, pera, melão, abacaxi, morango, banana e goiaba;
  • Verduras e legumes, como tomate, rabanete, couve-flor e cenoura.

Esses são alimentos que podem ajudar também a desintoxicar o organismo, além de possuírem poucas calorias.

É válido ressaltar que os alimentos possuem muita água, mas o consumo de água não deve ser totalmente substituído, já que ela é fundamental para o bom funcionamento do corpo.

O que deve ser evitado?

Além do consumo, para uma boa dieta no verão é indispensável evitar certos alimentos como refrigerantes, alimentos com excesso de açúcar e, se possível, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, já que eles desidratam o organismo e aumentam a sede. Outro ponto essencial é que as refeições não devem ser em grandes quantidades e nem ricas em gorduras, já que podem dificultar a digestão e deixar o corpo ainda mais quente.

Outras dicas para aliviar o calor nos dias mais quentes:

Separamos também outras dicas para auxiliar a evitar o calor nos dias mais quentes, diminuindo incômodos e possíveis problemas de saúde, como:

  • Usar umidificador para aumentar a umidade do ambiente;
  • Deixar sempre portas e janelas abertas para evitar que o ambiente se torne abafado;
  • Evitar ficar exposto ao sol – principalmente entre as 10 e  16 horas.

Lembre-se também de que para ter uma dieta específica para você, aumentando a hidratação e diminuindo possíveis incômodos, é essencial buscar por um nutricionista. Aqui no CCD você encontra esse profissional. Entre em contato conosco e agende sua consulta.

Para acompanhar outros materiais, continue no nosso blog. Até o próximo conteúdo.